Chamada de Trabalhos

& VIDEOS



SUBMISSÃO DE RESUMOS E VÍDEOS

Para obter todas as informações e os modelos de submissão, você deve primeiro se registrar usando o formulário na seção dedicada

Para mais informações: iccp2022@gmail.com



Call for Video

The Community Psychology in the World.


The organizing committee of the 9ICCPP invites the work and research groups of each country to build a video of maximum 3 minutes that talks about Community Psychology in their country. These videos will be presented at the opening of the conference and will allow us to have a global vision of what each reality is building and experiencing within Community Psychology.

Videos should be in mp4 format, preferably in horizontal camera mode, and should not contain sound, music or images copyrighted by third parties

TEMÁTICAS DA CONFERÊNCIA

REGENERAÇÃO COMUNITÁRIA. VÍNCULOS E PONTES ENTRE PESSOAS E ESPAÇOS

A 9ª Conferência Internacional de Psicologia comunitária abordará o tema da Regeneração Comunitária e o papel dos espaços e conexões sociais na modelação das expectativas e oportunidades de criação de bem-estar para todas as pessoas. O tema da Regeneração comunitária será discutido em profundidade, interpretando-a como um processo e uma estratégia que visa transformar e renovar espaços, edifícios e serviços. Atualmente, a Psicologia Comunitária, entendida enquanto um campo acadêmico globalizado e um desafio prático, tem a grande tarefa de melhorar a justiça social e ambiental e o bem-estar individual e coletivo. O sentido comunitário psicológico (sense of community), confiança social e convivência podem ser potentes e uteis incentivadores para a regeneração comunitária e promoção de competências e intervenções.

1. ESPAÇO E COMUNIDADE: SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS COMO BÚSSOLA PARA REGENERAÇÃO COMUNITÁRIA

Bairros e Condomínios são mais que ambientes próximos, seus significados simbólicos, afetivos e identitários podem representar as bases da: Regeneração da comunidade; Contextos comunitários; Comunidades inteligentes; Inclusão social; Comunidades virtuais e novas formas de interação e networking social.


2. REGENERAÇÃO URBANA: CO-CRIANDO BENS COMUNS E ESPAÇOS SOCIAIS

Repensar cidades, espaços de convivência e comunidades criando parcerias, laços sociais e alianças. Dando significado para o “vazio social” que permite que pessoas e comunidades possam reinventar eles mesmo e exercitar o ‘direito à cidade’. Construções abandonadas, áreas subdesenvolvidas e bairros degradados: a regeneração urbana visa reinventar a forma como os espaços são usados, modificando esses espaços com base nos valores e métodos da psicologia comunitária, a fim de promover oportunidades para as pessoas: Bem-estar e resiliência; Parceria e alianças para promover a inclusão social; Casa em primeiro lugar (Housing First) para as pessoas em situação de rua; Regeneração; Artes regenerativas (reabilitando através das artes, artes que regeneram).


3. INTERSECCIONALIDADE E CONEXÕES SOCIAIS: CONSTRUINDO COMUNIDADES ACESSÍVEIS E INCLUSIVAS

Examinar pesquisas, projetos e práticas que visam criar comunidades seguras e protetivas, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade, incluindo: Inclusão social; #BlackLivesMatters e estudos pós-coloniais; Comunidades LGBTQI +; Nativos e comunidades indígenas; Bem-estar / Resiliência; Comunidades inteligentes: tecnologia e inovação social para a mudança da comunidade.


4. EMPODERAMENTO FEMININO E COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Examinando pesquisas, práticas e projetos voltados para a promoção dos direitos das mulheres ao interno dos seus relacionamentos, famílias e locais de trabalho. Contraste ao preconceito contra a mulher, à violações físicas e violência de gênero assistida, contra crianças (WDV) e mulheres.


5. CRIME ORGANIZADO: PESQUISA E INTERVENÇÃO

Envolvimento com teorias e formas de atuação afim de explicitar como a intervenção comunitária facilita o empoderamento individual, a resiliência da comunidade, promove o capital social e combate as organizações criminosas. Transformar os bens confiscados em locais de experimentação para novas comunidades e construir oportunidades e encontros saudáveis por meio da regeneração da comunidade. Reforçar a cultura da legalidade, promover narrativas alternativas, combater o tráfico e a exploração de pessoas, promover a justiça restaurativa para as vítimas, utilizar bens confiscados, fomentar o empreendedorismo social.


6. PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, DESAFIOS POLITICOS CONTEMPORÂNEOS E ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS

Lidando com soberanismo e populismo; promovendo valor social, confiança e esperança; aumentando a união; redução da desigualdade e promoção da justiça; juventude/ educação/escola; promoção da saúde para todos em perspectivas globais.

7. MUDANÇAS CLIMATICAS: PROMOÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E COMUNIDADES INTELIGENTES

Enfrentando as mudanças climáticas: intervenção / pesquisa / ativismo; criar espaços e lugares de pertença e bem-estar; comunidades inteligentes; parcerias e coalizões; Promoção da resiliência individual e comunitária: prevenção e intervenção à escala global.

8. MIGRANTES, DESAFIOS E RECURSOS

A migração representa um desafio permanente para as comunidades locais e globais. Os processos de migração impactam os aspectos identitários, sociais, políticos e econômicos com impactos individuais e coletivos. As dimensões do acolhimento requerem intervenções complexas e processos de mudança aos quais temos de responder e compreender tendo em conta os vários temas envolvidos: Abordagem ecológica da migração; intervenção local e identidade comunitária; relações entre nativos e não nativos; eficácia das intervenções de acolhimento e inclusão; interseccionalidade/questões de gênero; intervenções em centros de acolhimento, entre outros.

9. COMPETÊNCIAS, VALORES E VISÕES CRÍTICAS

Ativismo/voluntariado; competências/ desenvolvimento profissional/ metodologias; perspectiva crítica / descolonização.

10. PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E EMERGÊNCIA

Pesquisas, práticas e projetos sobre o impacto de pandemias globais e doenças naturais. Especificamente a pandemia do Covid-19 representou para todo o planeta um grande desafio que convocou estudiosos e profissionais a repensar o estilo de vida e as necessidades relacionais.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS: BAIXE AQUI

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA


Para a 9ª ICCP 2022, realizada em modalidade presencial na cidade de Nápoles, pode-se esperar os seguintes formatos de exposição:


• Workshop Pre-Conferência

Espaços de formação teórica e/ou pratica, desenvolvidos por profissionais e estudiosos com conhecimentos e competências especificas. Esses workshops serão realizados em diferentes espaços da conferência.


• Palestras

As palestras serão relacionadas aos temas da conferência. Além disso, um profissional com significativa experiência em formação e ensino de Psicologia Comunitária conduzirá a palestra.


Simpósios

Simpósios são compostos por 3-5 contribuições cientificas, normalmente, desenvolvidas por um grupo que visa abordar um tema comum a partir de diferentes perspectivas e / ou experiências.


MESA REDONDA

As mesas redondas são normalmente organizadas em torno de questões destinadas a estimular a discussão sobre tópicos relacionados à psicologia comunitária e âmbitos interdisciplinares


• PAINÉIS TEMÁTICOS

Conjunto de apresentações orais miradas à compartilhar resultados de pesquisas, discussões teóricas, praticas profissionais e trabalhos comunitários.


• WORKSHOPS PARTICIPATIVOS E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS

Sessões de formação sobre tópicos específicos relacionados a temas de conferências apresentados por especialistas com o objetivo de fornecer um aspecto mais prático e pragmático do trabalho comunitário. Serão oferecidos workshops e interações ativas com associações locais.


• POSTERS

The poster session is the interaction between exhibitors and those interested in a specific topic related to the themes of the conference and presented in the form of a poster.


• APRESENTAÇÕES CRIATIVAS E ARTÍSTICAS

Projetos, pesquisas e performances que compartilham os grandes temas da conferência de uma forma única e criativa. Na Universidade e na Stazione Marittima existem salas reservadas para este tipo de eventos.


• LIVROS E APRESENTAÇÕES AUDIOVISUAIS

Book presentation will be up to thirty minutes. Authors will be invited to present their recent contribution proposing at least one commentator.


• OUTDOOR PARTICIPATORY WORKSHOPS

Around the conference, the Naples supporting teams and groups organize meetings, workshops, walk and visit for the delegates Technological support for presenters is available in all seminar, workshops, symposia and conference rooms

9 ICCP NAPLES – Designed by VIRTHULAB & PSI-COM

Apoio

Apoio

thin
pt_BRPT