Boas práticas

em Nápoles


APOIO A ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS

Experimentando o espírito resiliente e transformativo de Nápoles

1. LABORÁTORIO PARTICIPADO DE FOTOGRAFIA 'NO COMMENTS'

Antonio Alfano e Patrizia Bussola junto com o Laboratório de Psicologia Comunitária da Federico II apresenta aos participantes uma experiência fotográfica de monitoramento do antigo centro de Nápoles, seus habitantes e suas mudanças ao longo dos anos. Eles utilizarão de fotos e vídeos como um instrumento de promoção social. Essa experiência é uma boa oportunidade de aprender com a prática social e de ter contato também novas formas de comunicação e interação criadas pelas mídias e redes sociais. Será organizado um workshop prático Será organizado um workshop prático


2. A REGENERAÇÃO DO SITIO REAL DE CARDITELLO NA “TERRA DO FOGO”

O sítio real de Carditello è uma belíssima estrutura localizada na zona rural entre Nápoles e Caserta, é um local conhecido nos últimos anos como ‘terra dos fogos’, um nome pouco edificante para uma área com uma importante história real. A cidade mais próxima está a 3 km de distância e isso não ajuda a salvaguardar o local, que foi vandalizado e utilizado como aterro sanitário, apesar da popularidade do local, conhecido por toda a comunidade e onde muitos guardavam memórias e experiência pessoais. Desde os anos 80 o sítio real tem vivido um obscuro período de abandono e carência. Em 2008 quando ninguém se ocupava de Carditello pelo seu estado de abandono, um grupo de moradores começou a dar suporte, tempo e recursos para a salvação desse belíssimo sítio cultural. Através de continuativos esforços, manutenção e aberturas especiais do local, que já contou com milhares de visitantes, suporte continuo dos vizinhos e um crescente interesse nacional, os cidadãos organizados (que haviam formado uma associação chamada “Agenda 21 para Carditello”) conduziram toda a comunidade e opinião pública a pensar uma solução para o Royal Site. De fato, em 2012 o Ministério do Patrimônio Cultural comprou o local, que entretanto acabou em leilão. Em 2016 foi criada a fundação “Fondazione Real Sito di Carditello”, formada pelo MIBACT, Regione Campania e Prefeitura di San Tammaro. Posteriormente, o local foi administrado de forma excelente com obras de restauro, eventos culturais e o regresso da Raça Real de Cavalos denominada “Real Razza Governativa di Persano”, hoje existem cerca de 40 exemplares em Carditello. Um grupo de cidadãos locais apoiados pela região da Campânia (ver Fondazione Carditello) está promovendo o desenvolvimento sustentável da região, aumentando as atividades para a contratação de jovens. Uma visita especial será organizada para os participantes da Conferência. Uma visita especial será organizada para os participantes da Conferência

3. A REGENERAÇÃO URBANA DO MOLO SAN VINCENZO (CAIS DE SAN VINCENZO)

No porto de Nápoles existe um cais não utilizado, com cerca de três quilômetros de comprimento. Os amigos de Molo San Vincenzo (ver facebook: amigos de Molo San Vincenzo; youtube: HASHTAG MOLO SAN VINCENZO: IL MARE RESTITUITO ALLA CITTÀ) desejam devolver o Cais à cidade tanto na sua função portuária como como espaço público aberto à comunidade urbana, promovendo o diálogo e a colaboração entre as instituições envolvidas. Os objetivos deles são: 1. Preservar e valorizar o Cais de San Vincenzo e outras estruturas e arquiteturas reconhecidas localizadas no porto de Nápoles e em geral ao longo da costa. 2. Difundir o conhecimento e a consciência dos valores identitários e comunitários baseados na cultura marítima e no mar como bem comum em Nápoles e ao longo de toda a costa metropolitana e regional. 3. Promover um processo de regeneração sustentável da orla metropolitana no equilíbrio entre as dimensões ambientais, psicossociais e econômicas. 4. Estimular a participação da comunidade urbana e metropolitana e estimular também um processo de regeneração sustentável da orla e da faixa costeira. 5. Apoiar o uso público da zona ribeirinha como recurso social e o acesso da comunidade urbana ao mar. Ver mais em: “Caminhada do Património”. Em concordância com o European Faro Agreement será organizada uma visita no Cais de San Vincenzo.

4. SANITÀ, DISTRITO DE NÁPOLES NA VOZ DA FONDAZIONE SAN GENNARO

A San Gennaro Community Foundation ONLUS foi criada em 2014 em uma das áreas mais complexas da cidade de Nápoles, chamada distrito Sanità, para apoiar uma rede local de organizações que há mais de 10 anos investem tempo e recursos no combate a questões complexas, como fenómenos de abandono escolar, desemprego juvenil, redução da pobreza, assistência social, regeneração urbana, preservação do património, etc. A FSG funciona como uma fundação de caráter legal capaz de representar o território, interpretar as suas necessidades e apoiar o seu crescimento de forma estável e equilibrada. A San Gennaro Community Foundation tem como objetivo criar ferramentas para capacitar os atores locais da comunidade. O principal objetivo é dar-lhes a oportunidade de atuarem com independência, de forma inteligente, moderna, economicamente correta e autossustentável. A Fundação identificou três áreas principais de enfoque que são utilizadas para determinar uma indicação mais adequada para os recursos financeiros: Capital humano, Cultura e Inovação.

Capital Humano: a FSG se esforça para garantir que os jovens membros da comunidade tenham todas as oportunidades de sucesso por meio de programas eficazes de desenvolvimento da juventude dentro e fora da escola. Ela apoia programas nas áreas de educação, atividades extracurriculares, mentoria, desenvolvimento de competências e colocação profissional que dão aos jovens um senso de comunidade, propósito e valor próprio. É dada preferência a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. A Fundação assumiu o papel de coordenadora da rede local de organizações que prestam serviços educacionais à comunidade, formalizando a rede com um pacto de colaboração que envolve entidades públicas e privadas unidas pelo objetivo comum de acompanhar e educar a geração jovem no processo de formação de uma cidadania ativa e responsável.

Cultura:A Fundação apoia projetos que restaurem, protejam, promovam e utilizem o patrimônio histórico, artístico e cultural da comunidade local para gerar crescimento econômico, oportunidades de emprego e o desenvolvimento infra estrutural da região. A atuação da Fundação não se limita a projetos que envolvam património histórico e artístico, mas também a projetos que desenvolvam várias vertentes da cultura: teatro, música, dança, artesanato local, etc.

Inovação:A FSG é um promotor de atividades e iniciativas que exibem abordagens inovadoras para resolver questões importantes da comunidade, como poluição, reciclagem, consumo sustentável e regeneração urbana.

Por fim, mas não menos importante, incentiva o Cuidado com a Beleza, a Cultura do Dar, Participação e Responsabilidade, contribuindo para a infraestrutura social e econômica do território. Atua contra o crime, oferecendo projetos de capacitação e emprego juvenil, atividades de regeneração urbana, banda musical, iniciativas sociais, etc . Será realizado um Tour organizado pela Fondazione San Gennaro no distrito de Sanità.

Gorgeous Designs

No more buffering – create, style and enjoy

The rules of travel have altered so much in the last few years, with strict regulation regarding air travel, questionable car searches that may vary in regulation from state to state. When one door of happiness closes, another opens.

Cozy Interface

We designed it so you can be in control

No more buffering – create, style and enjoy. Our user interface was built on React – the most efficient JavaScript library. We guarantee you will love the difference in performance. You can even start from scratch and build your own items.

Best Features

Every editing option is very well-thought

Every former smoker can tell you just how hard it is to stop smoking cigarettes. However, there are a range of stop smoking commodities that can assist you on your transition to a smoke-free lifestyle. There are not many cities that have.

thin

9 ICCP NAPLES – Designed by VIRTHULAB

pt_BRPT